Abrangendo aspectos da filosofia do Hatha Yoga e do Tantra, meu objetivo é oferecer a cada praticante a oportunidade de se reconectar com sua essência, respeitando seus limites e celebrando suas conquistas. Trabalho com uma abordagem personalizada, criando aulas que atendem às necessidades individuais de cada praticante, seja para melhorar a concentração, flexibilidade, aumentar a força, reduzir estresse, dores e cansaço, revitalizando a energia e muito mais...
O Yoga é acessível a todos, independentemente da idade ou nível de experiência, e sua prática regular pode transformar significativamente a qualidade de vida. Cada sessão é uma jornada de autoconhecimento, onde o movimento consciente, a respiração e a meditação trabalham juntos para promover um estado de equilíbrio e paz interior.
Desobstruir tensões musculares e articulações, massagear os órgãos, superar bloqueios emocionais e mentais, expandir a percepção espiritual. São alguns benefícios.
Oferecemos três diferentes práticas de yoga, começando pela básica, passando pela intermediária e terminando nas aulas avançadas. Conforme as exigências do aluno(a), desenvolveremos a melhor prática para um yoga orgânico.
Aulas básicas: Exercícios iniciais. Voltado ao alongamento e equilíbrio. Aulas de 1h.
Aulas intermediárias: Exercícios intensos. Voltado à flexibilidade e à força. Aulas de 1h.
Aulas avançadas: Combinações de exercícios. Voltada à prática de expansão da kundalini. Aulas de 2 horas.
Além das asanas (posturas) e pranaymas (técnicas de respiração), vamos trabalhar com outras ferramentas do Yoga: Mudras, Bandhas, Kriyas e alimentação.
Levando em consideração os conceitos dos chakras e dos nadis, bases da prática Yoga.
Aprofundando na filosofia yoga, vamos trabalhar os oito passos dessa ciência milenar. De início, os passos mais técnicos são eles:
Asana: Posturas corporais que ajudam a desenvolver a meditação.
Pranayama: Técnicas de respiração que ajudam a equilibrar a energia vital.
Pratyahara: Controle dos sentidos, ou seja, a capacidade de se isolar dos estímulos externos.
Dharana: Concentração mental, ou seja, a capacidade de manter a atenção em um único ponto.
Dhyana: Meditação, ou seja, a capacidade de manter a atenção em um objeto de meditação, como a respiração, um mantra ou uma imagem mental.
Samadhi: Estado de meditação mais profundo, ou seja, a capacidade de mergulhar na base do Eu.
Esses seis passos técnicos são praticados durante as aulas de forma orgânica, enriquecendo o aluno sobre o que é yoga.
Os outros dois passos estão voltados para aqueles que buscam mergulhar na filosofia yoga. São passos que, praticados no cotidiano, aproximam o indivíduo do moksha, considerado a libertação espiritual, que se alcança através da iluminação da consciência e do fim do ciclo de morte e renascimento. São eles:
Yama: Valores morais, éticos e sociais, como não violência, honestidade, não roubar, não acumular e abstinência. São cinco preceitos do yoga que orientam o praticante a evitar obstáculos e sentimentos indesejáveis.
Niyama: Atitudes e ações que devem ser cultivadas, como purificação, contentamento, autoestudo e devoção. Intenção de observar a si próprio de forma interna, a chamada reforma íntima.
Além dos benefícios da saúde física, emocional, mental e vital, o yoga trabalha a expansão da consciência e o desenvolvimento espiritual. Aos interessados, nós da Oka Urucum oferecemos aulas para estudo dessa filosofia milenar indiana.
Explore práticas e saberes para seu autoconhecimento em nossos e-books gratuitos:
Conheça outras práticas integrativas da Oka Urucum:
Explore nossos artigos sobre práticas integrativas:
Yoga é ciência milenar. É medicina orgânica acessível a todos